CoEPE

Chegamos à quarta edição do CoEPE Acontece, nosso canal de comunicação do CoEPE do HSP/HU com a comunidade, trazendo notícias sobre ensino, pesquisa e extensão, na interface do hospital com a academia.

O Prof. Ivaldo Silva escreve sobre o alcance e relevância das atividades de extensão, já a Profa. Ana Gales, destaque como pesquisadora em microbiologia, escreve sobre um oportuno projeto de pesquisa avaliando o impacto da COVID-19 na sepse e resistência bacteriana. Nos podcasts da Profa. Zsuzsanna Jarmy Di Bella temos as conversas com a Profa. Monica Taminato sobre segurança do paciente e do profissional em tempos de pandemia e com o Prof. Paulo Schor, que nos dá uma perspectiva sobre a importância e desafios de implementar e desenvolver processos de inovação no hospital. O Prof. Paulo Schor nos brinda, ainda, com uma crônica. Finalmente, conversamos com os novos gestores do HSP, Dr. Nacime S. Mansur e Dr. Otávio Becker, que expõem sua visão sobre ensino e pesquisa no HSP.

Bom proveito a todos.

Prof. Dr. Reinaldo Salomão

Perspectivas e Interfaces entre Assistência,  Ensino e Pesquisa no Hospital São Paulo

O Dr. Nacime Salomão Mansur, Superintendente e Dr. Otávio Monteiro Becker Júnior, Diretor Administrativo, do Hospital São Paulo, conversam com o Prof. Dr. Reinaldo Salomão, Coordenador do CoEPE/HSP, e falam das perspectivas de nosso Hospital. … [ler]

Entendendo o Impacto da Covid-19 na Sepse Bacteriana e Resistência a Antimicrobianos

Profa. Dra. Ana Cristina Gales

Em 2013, o Fórum Econômico de Davos elencou as mudanças climáticas e a resistência a antimicrobianos (RAM) como umas das maiores ameaças à sobrevivência da raça humana no planeta. Hoje, a RAM é amplamente reconhecida como um dos principais problemas de saúde pública mundial. … [ler]

Câmara de Extensão e Cultura – Escola Paulista de Medicina

 Prof. Dr. Ivaldo da Silva

A CAEC EPM é a mais antiga e maior em números de ações extensionistas da UNIFESP. Mesmo estando no Campus da Saúde, temos ações que extrapolam este universo. Primeiramente, antes de explicar o que é a extensão universitária, devemos salientar que a universidade pública é um importante espaço de produção, acúmulo e disseminação de conhecimento, sendo fundamentada em três bases inter-relacionadas: ensino, pesquisa e extensão. … [ler]

Melhor este, ou este?

 Prof. Dr. Paulo Schor

Ler um oftalmologista escrevendo sobre uma das maiores angústias dos pacientes, a escolha da melhor lente, pode ser revelador. … [ler]

CoEPE • pesquisa
Nessa seção traremos destaques sobre o dia a dia das atividades de pesquisa, os temas são mais frequentemente abordados por nossos pesquisadores e uma visão global do que é feito no HSP/HU.

CoEPE • podcast #0005

A Profa. Dra. Zsuzsanna Jarmy Di Bella entrevista o Prof. Dr. Paulo Schor, Professor do Departamento de Oftalmologia e Diretor de Inovação da Unifesp, fala sobre os processos e a importância da inovação dentro do Hospital São Paulo – HU da Unifesp.

Autores: Profa. Zsuzsanna Jarmy Di Bella e Prof. Dr. Paulo Schor

CoEPE • podcast #0006

A Profa. Dra. Zsuzsanna Jarmy Di Bella entrevista a Profa. Dra. Monica Taminato, da Escola Paulista de Enfermagem, que atua em segurança do paciente e, durante a pandemia, coordenou um projeto referente ao Uso Correto de Máscaras, premiado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde e no Congresso Paulista de Infectologia.
(áudio e vídeo citado na entrevista nos links abaixo)

Autoras: Profa. Dra. Zsuzsanna Jarmy Di Bella e Profa. Dra. Monica Taminato

CoEPE • Entrevista

O Dr. Nacime Salomão Mansur, Superintendente e Dr. Otávio Monteiro Becker Júnior, Diretor Administrativo, do Hospital São Paulo, conversam com o Prof. Dr. Reinaldo Salomão, Coordenador do CoEPE/HSP, e falam das perspectivas de nosso Hospital e das interfaces entre assistência, ensino e pesquisa.

Autores: Prof. Dr. Reinaldo Salomão,  Dr. Nacime Salomão Mansur e Dr. Otávio Monteiro Becker Júnior